Uma das coisas mais legais de se trabalhar na área de dados é a possibilidade de oferecer serviços monetizando seu conhecimento.
Isso tem uma série de benefícios, como a oportunidade de trabalhar com diferentes tipos de projetos, a possibilidade de desenvolver habilidades técnicas e de negócios.
Vamos falar sobre algumas formas de como isso pode acontecer:
Freelancer
É uma atividade part-time que, em comum acordo com seu potencial cliente, pode ser realizada em paralelo ao seu emprego atual e, se bem organizado, não vai impactar na sua produtividade nele. Trabalhar como freelancer não requer que você tenha experiência prévia na TI, trabalhando em alguma função da área de dados, desde que consiga demonstrar de forma clara sua capacidade de entregar valor analisando dados.
Consultoria
Essa atividade é full-time, pois seu potencial cliente entende que está lidando com um profissional/empresa totalmente focado no seu problema e vai exigir sua atenção em horário comercial para o avanço do projeto.
Uma premissa básica de ser consultor é ter experiência na área para não ser surpreendido pela complexidade de boa parte dos desafios que você vai enfrentar, tanto pela diversidade de tecnologias com as quais vai se deparar, quanto pelos projetos legados que você vai ter que dar manutenção.
Treinamentos
“Ninguém sabe tanto que não tenha nada para aprender e ninguém sabe tão pouco que não tenha nada para ensinar.” Partindo dessa premissa, se você se sente confortável em transmitir conhecimento, essa é uma forma bastante interessante de monetizá-lo, seja através de escolas de cursos livres da sua cidade, cursos online gravados, cursos online ao vivo, newsletter por assinatura paga ou aulas particulares.
Observo que essa é uma experiência muito valorizada por boa parte das empresas. Afinal, quem não quer no time alguém que ajuda a subir a régua dos colegas compartilhando conhecimento?
Por onde começar?
Como você pode ver, a área de dados é um oceano azul de oportunidades e, mesmo que você tenha uma percepção de alta concorrência nesse mercado, ainda há muito espaço para profissionais sérios.
Um bom ponto de partida para começar a empreender na área de dados é a criação de um produto de rápida implementação para um nicho específico e com funil simples de prospecção e oferta.
E o melhor… sem precisar ficar postando todos os dias ou fazer promessas mirabolantes.
Precisa de ajuda?
Você pode continuar consumindo todo o material que disponibilizo gratuitamente e avançar gradualmente sozinho ou então acelerar esse processo sendo orientado e acompanhado por mim de forma individual, tendo acesso a todo o material necessário, fazendo parte da minha comunidade cheia de pessoas dispostas a ajudar você em seus desafios e onde compartilhamos diariamente oportunidades de trabalho com indicação.
Basta CLICAR AQUI para mais informações.
Enjoy!