A área de dados é enorme, com as mais diversas tecnologias, cargos e funções que existem, além daquelas que ainda vão surgir.
Isso tende a criar muita confusão quando o assunto é saber qual próximo material devemos estudar, seja ele um artigo, livro, curso, graduação ou especialização.
A forma que considero mais eficiente é identificar o alinhamento dos materiais que você já estudou em relação aos seus objetivos na área de dados e sua aplicação no alcance desse objetivo.
Não seja um colecionador de cursos
O primeiro ponto é que você não deve ser um colecionador de cursos. Se, até a leitura dessa publicação, você tinha o hábito de investir tempo e dinheiro em cursos sem um devido planejamento, tudo bem, faz parte da jornada, mas agora pare!
Seguramente, você já tem todo, ou boa parte, do material de estudos que precisa para avançar em direção ao seu objetivo na área de dados e não vai mais precisar ficar investindo em materiais. Talvez alguns, muito pontuais, para cobrir lacunas.
Saiba onde você quer chegar
É muito comum as pessoas que desejam entrar na área de dados mirarem primeiro na função de Analista de Dados ou BI, para depois fazer upgrades para Cientista ou Engenheiro de Dados. Isso pode confundir seu aprendizado, fazendo com que você crie uma percepção errada sobre a área e até mesmo sobre o entendimento de arquitetura de projetos de dados.
Eu quebrei esse paradigma no artigo onde falo sobre as principais funções da área de dados, explicando o que cada uma faz, a distorção de hierarquias que as pessoas no início da jornada de descoberta e entendimento da área de dados têm e sobre os conhecimentos básicos nos quais se deve investir tempo estudando.
Tenha um planejamento dos seus estudos
Uma vez que você já identificou qual é a função mais adequada ao seu perfil e objetivos profissionais, é chegada a hora de planejar seus estudos de acordo com essa função.
Uma forma bastante eficaz de planejar a melhor sequência para seus estudos é baseada em projetos de portfólio que simulem a função que você deseja ocupar ou se especializar. Pois, ao longo do desenvolvimento do projeto, você irá enfrentar desafios que irão colocar em evidência seus gaps e mostrarão com clareza onde você precisa colocar mais esforço no aprendizado.
Por consequência, você terá um projeto que irá justificar aos recrutadores e a potenciais clientes de consultoria e freelancer que você tem conhecimento suficiente para trazer retorno para a empresa e justificar o investimento na sua contratação.
Se você não sabe como criar um projeto de portfólio, eu escrevi um artigo com o passo a passo a ser seguido, que vai ajudá-lo a criar projetos que não podem ser ignorados e que vão atrair a atenção do mercado.
Faça uma graduação ou especialização na área
Não caia na balela de que, para trabalhar na área de dados, basta fazer cursos livres gratuitos e pagos e está tudo resolvido. Esse tempo já acabou!
Durante a pandemia, era muito comum que qualquer um com razoável conhecimento em Power BI conseguisse a primeira oportunidade trabalhando remotamente, ganhando na faixa de 4 a 6k/mês. Isso fomentou a oferta de cursos e mentorias prometendo esse resultado em pouco tempo, mas é a lei da oferta e da demanda: a bolha estourou.
Hoje, temos MUITOS interessados em entrar na área ou que desejam ser promovidos dos cargos iniciais, mas que, na prática, não conseguem entregar valor para as empresas, seja economizando recursos, melhorando processos ou maximizando resultados.
Nesse aspecto, o ensino superior se faz fundamental para os profissionais inconformados em busca da melhoria contínua, pois ele serve de filtro para o RH, demonstra o quanto você aguenta estudar para seus gestores e expande sua capacidade intelectual ao compreender as dinâmicas de ensino científico da academia.
O próximo passo
Agora que você já sabe em qual função deseja trabalhar na área de dados, quais habilidades deve desenvolver, já tem projetos de portfólio publicados, comece a fazer network com seus potenciais empregadores e clientes, aplique para vagas e ofereça seus serviços.
Precisa de ajuda?
Você pode continuar consumindo todo o material que disponibilizo gratuitamente e avançar gradualmente sozinho ou, então, acelerar esse processo sendo orientado e acompanhado por mim de forma individual, tendo acesso a todo o material necessário, fazendo parte da minha comunidade cheia de pessoas dispostas a ajudar você em seus desafios e onde compartilhamos diariamente oportunidades de trabalho com indicação.
Basta CLICAR AQUI para mais informações.
Enjoy!
Deixe um comentário