Embora precise me habituar a ler mais livros (ou, ao menos, terminar os que começo), diariamente procuro ler postagens, matérias e artigos sobre diversos assuntos, de fontes confiáveis com respaldo das comunidades das quais participo, para meu aprimoramento pessoal e profissional.
Dessa forma, tenho percebido que há uma série de profissionais da área de dados com uma excepcional qualidade técnica, mas que estão cometendo uma falha que, na minha opinião, é grave: péssima comunicação.
A parte técnica da profissão é vital, mas erros de comunicação no produto final, como painéis, relatórios ou divulgação de trabalhos em redes sociais, prejudicam muito a credibilidade da informação, colocando em xeque a análise.
Me esforço bastante para me comunicar da melhor forma possível e, aqui, divido algumas dicas de como eu costumo treinar meu vocabulário falado e escrito.
Leia
Não tem como fugir disso: só escreve e fala bem quem lê. Procure fontes confiáveis de distribuição de informação, como livros, artigos, revistas etc. Esse tipo de material normalmente passa por minuciosa revisão ortográfica e técnica, o que ajudará não somente a escrever corretamente, mas também aumentará o seu vocabulário.
Escreva
Uma vez sendo um leitor mais assíduo, treine! Faça resumos, sintetize ideias de textos complexos, simplificando-os sem perder a essência e compreensão do texto original. Lembre-se de que a melhor forma de aprender é ensinando.
Seja objetivo
Tenha coesão gramatical para evitar redundâncias e coerência para a construção de frases que façam sentido e tenham relação entre si para compreensão do texto.
Facilite a assimilação do conteúdo
Pense no público que deseja atingir e na forma como se comunicar com ele. Alguns termos podem não ser compreensíveis ou estar fora de contexto de acordo com quem irá consumir o texto que você produziu.
Por fim, use um corretor ortográfico, antes de publicar, peça para outra pessoa ler e esteja aberto para receber feedbacks.
Precisa de ajuda?
Você pode continuar consumindo todo o material que disponibilizo gratuitamente e avançar gradualmente sozinho ou, então, acelerar esse processo sendo orientado e acompanhado por mim de forma individual, tendo acesso a todo o material necessário, fazendo parte da minha comunidade cheia de pessoas dispostas a ajudar você em seus desafios e onde compartilhamos diariamente oportunidades de trabalho com indicação.
Basta CLICAR AQUI para mais informações.
Enjoy!