Em 2016, iniciei o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas aos 31 anos de idade. Estava muito motivado quando, lá pela metade do 1º semestre, o professor da disciplina de Algoritmos começou a falar sobre o mercado de trabalho.
Nessa conversa, percebi que metade dos meus colegas já eram programadores à procura do diploma de graduação, e a outra metade eram jovens que ainda moravam com os pais.
Como o conhecimento que a faculdade me trazia era lento e o custo era alto, acabei trancando minha matrícula no final do semestre. Porém, não havia desistido de migrar para a área de tecnologia.
Analisei o meu cenário pessoal e profissional e segui os passos abaixo, assim migrando de área definitivamente em 2019, aos 34 anos de idade. Esses passos, na minha opinião, são pertinentes para qualquer um que tenha uma realidade semelhante à minha e queira migrar de área.
Estratégia
Defina sua função: O primeiro passo é identificar por qual função da área de dados você mais se interessa. Como eu já possuía certo domínio do Excel e Power BI, comecei pesquisando oportunidades de trabalho que exigissem esses conhecimentos.
Estude muito: O ensino superior é SIM importante, mas não traz retorno a curto prazo, tal como os cursos livres que existem no mercado. Porém, atenção aos cursos onde você vai investir tempo e dinheiro, para que não perca ambos.
Monte um portfólio: Não espere ser um expert no assunto para montar seu portfólio. Utilize os exercícios dos cursos que realizar para montar seu portfólio na plataforma de sua preferência. Eu, particularmente, utilizo apenas o LinkedIn.
Redução salarial: Lembre-se de que você está começando em uma nova área, sem ter experiência. Então, esteja disposto a fazer sacrifícios, e talvez o maior deles seja uma redução salarial. Portanto, corte gastos, aperte o cinto e não permita que o salário seja uma barreira.
Entregue resultados: Utilize sua maturidade profissional a seu favor. Não se preocupe com soluções complexas. Apresente soluções no menor tempo possível, porém assertivas e performáticas. Coloque-se no lugar da empresa e pense que eles estão fazendo uma aposta em você com base no que você estudou e demonstrou em seu portfólio.
Continue estudando: Por ser uma área muito dinâmica, não perca o ritmo de estudos para estar sempre atualizado e se aprimorando, tornando-se um profissional cada vez melhor, mais interessante e requisitado.
Esteja preparado: Nem sempre as coisas acontecem como e quando queremos. Eu mesmo perseverei 3 anos até a “virada de chave”. Porém, esteja preparado para quando a oportunidade surgir.
No discurso é muito bonito…
Sim, por isso trago os casos para mostrar a você que seguir essa estratégia funcionou para mim, funcionou para eles e vai funcionar para você também.
O Wilson Franquilino migrou do chão de fábrica para Consultor de BI aos 40 anos e o Louvair Lima de Analista de Marketing para Analista de Dados aos 57 anos, ambos aplicando a estratégia desse artigo.
O próximo passo
Você não está velho demais para entrar na área de dados!
Use sua experiência profissional a seu favor, fazendo demonstrações de como você pode agregar valor para as empresas através da tecnologia.
Defina uma estratégia para atingir seus objetivos.
Precisa de ajuda?
Você pode continuar consumindo todo o material que disponibilizo gratuitamente e avançar gradualmente sozinho ou então acelerar esse processo sendo orientado e acompanhado por mim de forma individual, tendo acesso a todo material necessário, fazendo parte da minha comunidade cheia de pessoas dispostas a ajudar você em seus desafios e onde compartilhamos diariamente oportunidades de trabalho com indicação.
Basta CLICAR AQUI para mais informações.
Enjoy!