Não é de hoje que eu empreendo na área de dados, habilidade essa que desenvolvi quando estava iniciando minha jornada de migração para a área de dados.
Colocar à prova os conhecimentos adquiridos faz parte da jornada de qualquer profissional que tenha o desejo de se desenvolver, seja ele iniciante ou especialista.
Posso afirmar com toda segurança que, justamente por ter dado a cara a tapa no mercado vendendo meus serviços como consultor e freelancer na área de dados, seja vendendo treinamentos ou projetos de dados, fiz de mim um profissional muito melhor e, principalmente, mais valorizado pelo mercado.
Contexto
Em 2017, comecei a dar aulas em uma escola no centro de Porto Alegre. Com essa experiência e a construção de um portfólio — que eram meus primeiros vídeos de Excel no YouTube — recebi o convite de uma pedagoga do Senac RS, que viu meus vídeos, gostou da minha didática e me convidou para fazer parte do time de professores. Não demorou muito até que eu começasse a dar aulas de Business Intelligence no MBA de Big Data.
Foi quando percebi uma demanda reprimida do mercado por treinamentos personalizados para necessidades específicas de profissionais e empresas. Assim, investi tempo montando um produto que vendo até hoje e que foi recebendo melhorias à medida que o mercado e eu fomos amadurecendo.
Aqui, damos um salto para 2020, quando eu já vinha vendendo meus serviços como freelancer em análise de dados e fui trabalhar como Consultor de BI em uma empresa de consultoria de dados em Porto Alegre. Eu recebia tantos pedidos de consultoria no privado do LinkedIn que comecei a fazer um trabalho de “pré-vendas” por iniciativa própria. O resultado desse intraempreendedorismo foi que, em alguns meses, eu recebi mais de comissão sobre a venda de projetos do que de salário.
Usei essa expertise para começar a vender meus próprios projetos de dados, trabalhando como consultor autônomo. Meus resultados trabalhando dessa forma despertaram o interesse do mercado e, desde então, em todas as empresas de consultoria em que trabalho, recebo a missão de ajudar o time de vendas fazendo vendas técnicas de projetos.
Além disso, minha experiência ministrando treinamentos ajudou a abrir o leque de produtos ofertados por essas empresas e segue sendo um trabalho paralelo importante na minha jornada profissional.
A partir de agora, você vai ler coisas que seguramente boa parte das mentorias para empreendedores na área de dados NÃO te falaram, e algumas tendem a ser um chacoalhão ou um banho de água fria. Você é quem vai decidir…
Consultoria x Freelancer
É importante ter clareza dessa diferença!
Consultoria: Atividade de tempo integral que não pode ser dividida com outras atividades profissionais.
Logo, é uma atividade indicada para profissionais mais experientes, pelo fato de haver uma exigência maior sobre a entrega, partindo da confiança que foi depositada no especialista para solucionar problemas complexos.
Freelancer: Atividade que pode ser realizada à noite ou nos finais de semana, sem interferir na sua atividade profissional principal.
Essa é uma atividade que pode ser realizada por profissionais em início de jornada ou mais experientes, baseada na entrega de uma solução pontual ou de um produto de dados já pré-desenvolvido.
O maior desafio
Ledo engano de quem pensa que o maior desafio é entregar o projeto. A MAIOR dificuldade está na venda, pois é aqui que você vai colocar o maior tempo e esforço para efetivamente conseguir vender seu conhecimento.
Eu sei que devem ter dito a você para criar um site bonito e tirar umas fotos legais para suas redes sociais, mas posso garantir a você que isso não vai mudar nada se você não tiver um funil e um processo claro de vendas.
Em 2023, pude ajudar como Consultor de Novos Negócios uma empresa de consultoria com 20 anos de mercado, cuja boa parte dos novos contratos era baseada em indicações. Com a expertise da Paula Bassi como Inside Sales, a qual recomendo fortemente por sua experiência e conhecimento da nossa área, criamos um produto de dados para um nicho específico, ela estruturou o funil e o processo de vendas e montamos uma carteira de potenciais clientes com grandes players do mercado, além de reuniões semanais para o time de vendas.
Então, esteja ciente de que não existe a tal máquina de automação de vendas. Existe estratégia e execução consistente.
Tipos de projeto
Dentre diversas ofertas que podemos fazer baseadas em nosso conhecimento e experiência na área de dados, vou explanar duas:
- Manutenção: Demanda mais experiência, pois você vai trabalhar com a “herança” de outros que passaram por ali antes de você, o que vai demandar mais expertise.
- Produto: Essa é uma excelente opção para produtos de dados prontos, como aquele seu dashboard que pode ser rapidamente implementado e que, em um curto espaço de tempo, soluciona uma dor específica.
Oferta dos seus serviços
Tendo clareza da solução que você oferece, há alguns caminhos viáveis para sua oferta, baseados em social selling, como produzir conteúdo específico sobre o assunto, fazendo demonstrações de conhecimento do negócio do seu potencial cliente, do conhecimento técnico que você possui para desenvolver essa solução e, principalmente, da dor que você vai sanar.
Outra forma, sem depender da atenção do lead ao feed para que você seja notado entre tantas ofertas diárias, é através da prospecção direta de tomadores de decisão, apresentando da mesma forma a sua solução de maneira mais individual e personalizada, lembrando que você não está lidando com pares, mas com gestores e empresários que não vão tolerar qualquer argumentação.
Vale aqui um parêntese: boa parte dos vendedores de cursos e mentorias sequer teve experiência vendendo algo para o B2B. A grande maioria só fez vendas no B2C, que é muito mais passional e impulsivo.
Precificação do seu trabalho
É importante fazer um estudo de mercado, mas não se balizar pelo preço dos outros. Cobre o que achar justo pelo seu trabalho e o valor que você está entregando para o seu cliente. A forma mais simples de precificação para profissionais freelancers é calcular o valor da sua hora e cobrar com base na estimativa de horas ou, então, se já estiver seguro do prazo, cobrar um valor fixo.
Investigar a possibilidade de recorrência junto ao potencial cliente pode ser interessante para terceirizar a mão de obra analítica dele e, por consequência, você ter uma previsibilidade de caixa dessa oferta de trabalho.
Confiabilidade e Confidencialidade
Você vai precisar abrir um CNPJ, pois são poucas as empresas que estarão dispostas a pagar por serviços de consultoria sem a emissão de uma nota fiscal. Conte também com uma assessoria jurídica para confeccionar seus contratos de prestação de serviços, garantindo o recebimento pelos seus serviços e a confidencialidade dos dados de seus clientes.
Apenas comece
Até aqui, você já recebeu informações suficientes de como empreender e intraempreender na área de dados, através do seu conhecimento e experiência. Não pense que vai ser fácil ou rápido, mas seguramente esse desafio fará de você um profissional muito melhor, mesmo que deseje seguir trabalhando como parte de um time de uma empresa.
Afinal, que empresário não gostaria de ter no seu time profissionais que sabem de verdade o desafio da venda, que vão honrar esse esforço e seu emprego através de entregas de excelência, uma vez que seu único trabalho é entregar o que foi prometido?
Precisa de ajuda?
Você pode continuar consumindo todo material que disponibilizo gratuitamente e avançar gradualmente sozinho ou então acelerar esse processo sendo orientado e acompanhado por mim de forma individual, tendo acesso a todo material necessário, fazendo parte da minha comunidade cheia de pessoas dispostas a ajudar você em seus desafios e onde compartilhamos diariamente oportunidades de trabalho com indicação.
Basta CLICAR AQUI para mais informações.
Enjoy!