Você não é e não precisa virar um blogueiro para ser notado e lembrado no LinkedIn.
Ser interessante é muito diferente de postar, reagir, comentar e compartilhar posts todos os dias com o único intuito de estar no feed das pessoas.
Você precisa ser interessante em cada uma das suas ações. Mesmo que sejam poucas, sua missão é deixar sua audiência mais inteligente e ganhar atenção através da admiração. Seja intencional.
Não vou discutir o algoritmo da plataforma nesse texto. Tudo aqui é baseado na minha experiência utilizando o LinkedIn como principal rede social desde 2018.
Publicações
Conteúdo autoral, trazendo sua percepção sobre assuntos que vão enriquecer culturalmente sua audiência. Deixe as polêmicas caçadoras de engajamento para quem não tem nada de útil para transmitir e não se preocupe em ser complexo. Foque em ser útil.
Não há problema algum em usar esse espaço para oferecer seus serviços, seja qual for. Compartilhe sua expertise para justificar sua oferta aqui rapidamente. LinkedIn não é Instagram, onde ganha mais atenção quem investe alto em tráfego pago, mesmo que esteja falando a maior besteira do mundo. Credibilidade aqui é a base do sucesso.
Artigos
Espaço interessante para produção de conteúdo autoral mais longo que posts no feed e mais fácil de resgatar conteúdos do passado. É uma excelente opção para você publicar seus projetos de portfólio sem a necessidade de criar um site ou blog para isso, com acesso mais fácil para sua audiência.
Reações
Cada vez que você curte um artigo, post ou comentário, todos os seus seguidores irão visualizar sua curtida no feed, o que, por sua vez, ajuda muito o autor a propagar seu conteúdo. Quando você usa alguma das reações que não seja o simples “joinha”, percebi que esse alcance é ainda maior.
Comentários
Assim como a curtida, todos os seus comentários em artigos, posts e outros comentários chegam ao feed dos seus seguidores e ajudam o autor a ampliar o alcance do conteúdo. Então, mantenha a premissa de ser interessante e educado em seus artigos, posts e comentários. Lembre-se: seus resultados no LinkedIn serão proporcionais à sua reputação.
Compartilhamentos
Compartilhar conteúdo útil de terceiros com sua própria percepção, além de ajudar o autor a aumentar o alcance desse conteúdo, demonstra que você tem senso crítico suficiente para contribuir com o autor.
Menções
Cada vez que você marca uma pessoa em suas publicações, toda a audiência dessa pessoa vai ver a marcação, o que, por sua vez, vai potencializar o alcance do seu conteúdo. Use esse recurso de forma inteligente; não seja um alpinista social.
Dica extra
Cuide da sua postura e com quem você se relaciona. Existem muitas empresas e pessoas com baixíssima credibilidade no mercado que estão no LinkedIn, e ter sua imagem profissional atrelada a elas pode ser danoso para você.
Obviamente, quanto mais você aparecer no feed, maiores serão as suas chances de mostrar ser uma pessoa interessante, merecedora de receber atenção a cada aparição no feed de suas conexões e seguidores.
No entanto, isso não significa que você deva se preocupar em fazer isso. Na área de dados, basta você ter um perfil otimizado e um ou mais projetos de portfólio para os resultados começarem a aparecer de forma passiva.
Precisa de ajuda?
Você pode continuar consumindo todo o material que disponibilizo gratuitamente e avançar gradualmente sozinho, ou então acelerar esse processo sendo orientado e acompanhado por mim de forma individual. Terá acesso a todo o material necessário, fará parte da minha comunidade cheia de pessoas dispostas a ajudar você em seus desafios e onde compartilhamos diariamente oportunidades de trabalho com indicação.
Basta CLICAR AQUI para mais informações.
Enjoy!